quinta-feira, 2 de abril de 2009

Psicologia do Desenvolvimento Humano

Tema 1 - A psicologia do desenvolvimento com a educação ao longo da vida.

Ora uns, dão-se conta, que conseguem acompanhar a evolução, dos tempos modernos ou do (quotidiano) outro, nem tanto. Pois com certeza não estaremos na totalidade a pensar que todos gostamos de estudar, aprender, pesquisar, bem, evoluir de qualquer das maneiras! Por mais que nos esforcemos para compreender a motivação e o desenvolvimento de cada um, que desperta por certas e determinadas coisas, sejam elas gostos ou desejos, não vamos partilhar do mesmo e logo tiramos conclusões precipitadas, de que não evoluíram.
Então pensemos, que cada um desenvolve a parte da mente (evolução humana) que mais se identifica!
Passo a citar em seguida, alguns dos textos que achei interessante, partilhar convosco!

(A situação contraditória – tens muito em comum com os outros, tens muito de diferente em relação aos outros – revela a complexidade do desenvolvimento).
No processo de desenvolvimento que se inicia na concepção e termina na morte, estão envolvidos múltiplos factores: biológicos, cognitivos, motores, emocionais, linguísticos, sociais…
Numa perspectiva dinâmica e abrangente, o ser humano terá que ser encarado como um sistema aberto, em que todos os aspectos interagem: o meio natural e a família, os amigos, o grupo de vizinhança, a escola, a comunidade.

Existem contextos que influenciam activamente os percursos da nossa vida: a mudança de terra/casa, doença, morte, divórcio…

Uma questão que se pode levantar é o problema da existência ou não de períodos críticos, isto é, de etapas limitadas de tempo durante as quais o organismo é sensível à estimulação do meio.
Outras escolas de aprendizagem
Actualmente, muitos profissionais da área educacional contestam a existência de uma validade universal na teoria da associação. Estes afirmam a importância de outros factores na aprendizagem. Exemplo típico, são os educadores que seguem a linha gestaltista, estes defendem que os processos mais importantes da aprendizagem envolvem uma reestruturação das relações com o meio e não simplesmente uma associação das mesmas. Existem também, os educadores que estudam os aspectos psicológicos da linguagem, ou psicolinguísticas. Estes, por sua vez, sustentam que a aprendizagem de uma língua abrange um número de palavras e locuções muito grande para ser explicado pela teoria associativa. Alguns pesquisadores afirmam que a aprendizagem linguística se baseia numa estrutura básica de organização elemento.
Outras correntes de pensamento afirmam que as teorias da aprendizagem incluem o papel da motivação além dos estágios da aprendizagem, os processos e a natureza da evocação, do esquecimento e da recuperação de informações ou memória. Na pesquisa sobre a aprendizagem, ainda existem os conceitos não passíveis de quantificação, como os processos cognição cognitivos, a imagem, a vontade e a consciência conscientização.
Educação engloba os processos de ensinar e aprender, de ajuste e adaptação. É um fenómeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes. A prática educativa formal - observada em instituições específicas - se dá de forma intencional e com objectivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar. No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade, dá-se o nome de Educação Tecnológica.
Em forma de conclusão, o desenvolvimento humano passa por varias etapas e fases da vida, quer elas sejam significativas ou relevantes mas o conhecimento esta lá. A educação tem um contributo de máxima importância, a escola da vida e a formação académica definem a cultura e a vantagem que cada um representa entre si.
Desta estamos em constante aprendizagem e a educarmo-nos! Certo?

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Revista: Educar bem

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